(11)

(11)

(11)

Trocador de Calor

O trocador de calor é um equipamento utilizado para fazer o resfriamento de ar de forma qualificada. Para garantir os melhores resultados com o trocador de calor, é recomendado buscar pelo seu fornecimento de uma empresa especializada na área.

Trocador de calor: Entenda o que é e como funciona

Um trocador de calor é um equipamento que serve para transferência de calor eficiente de um meio para outro sem contato direto, unindo-se a temperaturas diferentes. Os meios podem ser separados por uma parede sólida, tanto que eles nunca se misturam, ou podem estar em contato direto.

Geralmente possuem um design robusto e compacto resultando assim, em uma menor quantidade de material utilizado para a superfície de troca. O seu alto rendimento está aliado a seu baixo custo de manutenção. Além disso, são muito adequados para solucionar os problemas de transferência térmica para uma ampla gama de aplicações.

Em indústrias dos mais diversos setores, por exemplo, a temperatura de operação dos processos é de suma importância, sendo responsável pela ocorrência de reações químicas, por seus rendimentos e velocidades.

Nesse sentido, sob a linha da segurança e eficiência da produção, o trocador de calor é um dispositivo termodinâmico que pode estabelecer as substâncias envolvidas no processo em uma temperatura ideal. Em outras palavras, por meio da troca de calor entre os dois fluidos colocados em contato indireto, a temperatura da substância de interesse é ajustada dentro do trocador.

Tipos de trocadores de calor

Como já vimos, os trocadores de calor são dispositivos que podem ser utilizados em diferentes segmentos e processos industriais, tudo depende da sua funcionalidade dentro do processo que está empregado, como por exemplo vapores de altas pressões e temperaturas, ou ainda aplicações residenciais.

Porém, existem diferentes tipos de trocadores e cada um deles pode contar com mecanismos variados para efetuar a troca de calor entre os fluidos.

Veja a seguir suas principais características:

  • Trocador casco e tubo: Trata-se de um trocador composto por um casco cilíndrico que possui um conjunto de tubos, instalados paralelamente ao eixo longitudinal do casco. Eles são extremamente versáteis e são um dos modelos mais procurados para diferentes aplicações;
  • Trocador de placas: Esse trocador consiste em um dispositivo onde placas independentes de metal, sustentadas por barras, são presas por compressão, entre uma extremidade móvel e uma fixa. Além disso, ele possui duas passagens, uma para o fluido frio e outra para o quente, os dois circulam em sentidos opostos;
  • Trocador tubular: O trocador tubular contribui significativamente para que haja resfriamento de um fluido, enquanto há o aumento de temperatura de um outro. Para utilizações industriais, os trocadores tubulares costumam apresentar a configuração de “grampo”. Nessa configuração, todas as conexões de entrada e saída concentram-se em uma única extremidade.

Benefícios dos trocadores de calor

Agora que você já conhece bem sobre o trocador de calor e sabe qual sua importância nas indústrias dos mais diversos segmentos, é importante também que conheça quais são os benefícios que eles proporcionam, assim é possível adquirir seu equipamento sem nenhuma dúvida.

Acompanhe a seguir:

  • Possui facilidade de acesso a superfície de troca;
  • Possibilita a alteração da área de troca térmica;
  • Ocupa pouco espaço;
  • Tem baixo custo operacional;
  • Respostas imediatas;
  • Redução de paradas;
  • Possibilidade de operar com mais de dois fluidos;
  • Alta eficiência;
  • Desmontagem facilitada para manutenção;
  • Alta durabilidade;
  • Entre outros.

São muitos benefícios que apenas um produto é capaz de oferecer, por essa razão, não perca mais seu tempo. Entre em contato agora mesmo com a Smart Chiller, uma companhia que atua há anos no mercado e é especialista em oferecer as melhores opções de equipamentos industriais para seus clientes.

Procurando por trocador de calor?

A empresa Smart Chiller atua com assistência técnica inteligente para diversos equipamentos de controle térmico industrial e climatização. Com isso, garante o desempenho original dos equipamentos com consertos, reformas, manutenções preventivas, corretivas e preditivas em marcas nacionais e importadas.

Para além, também vende e aluga equipamentos novos, seminovos e usados para diversos segmentos. Alguns dos produtos são unidade de água gelada, chillers, resfriador de óleo, resfriador de ar comprimido, torre de resfriamento, termorregulador, desumidificador de ar e outros.

Entre em contato para saber mais sobre os serviços oferecidos pelo grupo!